O ESG é uma das siglas mais famosas do Brasil e do mundo. Significa Environmental, Social and Governance.
Dessa forma, diz respeito a um conjunto de práticas ambientais, sociais e de governança que pode ser utilizado para guiar investimentos e escolhas de consumo focadas na sustentabilidade.
Acompanhe a leitura para entender mais sobre como essa sigla está transformando o capitalismo no mundo.
O que é ESG?
O ESG surgiu no mercado financeiro como um meio de medir o impacto que as práticas de sustentabilidade geram nos resultados das empresas.
Essa sigla surgiu pela primeira vez no ano de 2004, num grupo de trabalho do Principles for Responsible Investment (PRI), uma rede ligada à ONU que possui a finalidade de convencer os investidores sobre investimentos sustentáveis.
Portanto, trata-se de um subgrupo inserido na temática maior do investimento sustentável.
O termo foi criado para focar em questões materiais, já que seu ponto central é a incorporação de fatores socioambientais nos investimentos para gerenciar riscos.
O que é ESG nas empresas?
Agora, vamos entender sobre como o ESG se aplica nas empresas.
Diversas empresas hoje são maiores do que o PIB de vários países e se relacionam diretamente com pessoas dentro de suas casas e nas suas rotinas.
E, com isso, também vem grandes responsabilidades. Antigamente, a preocupação das empresas era apenas focar no seu crescimento.
Mas, atualmente, seu papel na sociedade é muito mais amplo.
Basicamente, a sigla representa uma mudança no paradigma nos relacionamentos entre as empresas e seus investidores.
Afinal, as melhores práticas ligadas à sustentabilidade passaram a ser consideradas parte da estratégia financeira das empresas.
Portanto, como explicado acima, é utilizado como um tipo de métrica para nortear boas práticas empresariais.
Alguns dos impactos observados quando o assunto é ESG são os ambientais e sociais da cadeia de negócios, as emissões de carbono, gestão de resíduos de determinadas atividades, entre outros.
E tudo isso ganha força dentro de um contexto em que grandes negócios têm suas ações listadas em bolsas de valores.
E há cobrança por parte dos acionistas por práticas que garantam a sobrevivência do negócio a longo prazo.
Ou seja, os investidores passaram a cobrar mais a adoção e divulgação de boas práticas das empresas relacionadas, já que a negligência ambiental tem sido vista como uma grande ameaça a sociedade.
Afinal, as empresas perceberam que sua sobrevivência depende da continuidade da espécie humana, que está sendo fortemente ameaçada pelas mudanças climáticas.
Diversos investidores analisam relatórios e estratégias de ESG adotadas pelas empresas para escolher o direcionamento de suas aplicações financeiras.
O ESG é uma excelente forma de acompanhar as práticas de sustentabilidade das organizações
Para ativistas e consumidores que se importam com o meio ambiente, o ESG é um ótimo meio para acompanhar as boas práticas sustentáveis das empresas.
Verificando, assim, se elas realmente praticam os valores que supostamente defendem.
Empresários atentos perceberam que, ultimamente, empresas que contribuem com a poluição vem sendo boicotadas.
Os consumidores preferem adquirir produtos e serviços de empresas que mostram, de forma transparente, sua preocupação e nível de comprometimento com as questões ambientais.
Ou seja, impacta diretamente na forma como uma empresa é vista no mercado, podendo alterar significativamente os seus resultados, de forma positiva ou negativa.
Por isso, suas práticas representam oportunidades para as empresas de atrair o público crescente interessado na sustentabilidade.
Como implantar o ESG no seu negócio
Apesar das práticas funcionarem como uma estratégia para aumentar o lucro do negócio e atrair mais consumidores, não devem se resumir a apenas isso.
É muito importante que a empresa realmente leve a sério essa causa e se preocupe com um futuro sustentável.
Pois, para que a empresa continue funcionando, é fundamental que o meio ambiente esteja em boas condições.
Portanto, não utilize o ESG apenas como uma estratégia de marketing. Invista numa mudança de mentalidade entre a equipe, para que essa temática tenha a importância devida em suas ações.
Entenda como implantar as práticas no seu negócio.
1. Abrace a sustentabilidade
Como explicado acima, as práticas sustentáveis são uma prioridade para grande parte dos investidores.
Por isso, é importante que tais práticas estejam presentes não apenas na agenda de discussão, mas também integradas aos valores da empresa como um todo.
A tendência é que as grandes empresas abracem cada vez mais a causa, também como uma estratégia de crescimento.
2. Construa um conselho adequado para o ESG
É necessário contar com um conselho de diretores engajado e adequado para a causa, com experiência suficiente no tema para fornecer uma boa supervisão.
Contrate profissionais qualificados para fazer perguntas difíceis a respeito do tema e se envolver profundamente nas discussões.
É fundamental que o conselho possua uma gama de recursos e capacidade para executar o seu dever da melhor forma.
Logo, não adianta abraçar a causa se a equipe é formada por profissionais que não entendem sobre essa problemática.
3. Conte sua história de sustentabilidade
Um dos princípios básicos de um bom marketing é ter em mente que os consumidores se sentem mais próximos de empresas que compartilham a sua história.
E não há maneira melhor de mostrar a preocupação e comprometimento com a sustentabilidade do que contar uma história pessoal.
Mesmo que a sua empresa não tenha sempre focado nas práticas sustentáveis, seja honesto e transparente quanto a isso. Afinal, trata-se de uma jornada.
Mostre em que momento a sua equipe decidiu que abraçaria a causa.
Prepare-se!
A temática das mudanças climáticas é realmente preocupante, pondo em risco a vida como conhecemos hoje.
Dessa forma, as práticas de ESG vão muito além de apenas uma estratégia de marketing. Pois são elas que vão garantir a sobrevivência de qualquer negócio.
Por isso, já passou da hora de todas as empresas darem a devida importância para essa causa.
´Nossa recomendação é prepare-se! Invista nas melhorias da sua empresa e a deixe preparada para os novos conceitos do mercado.
Esperamos que esse artigo tenha ajudado a esclarecer o que é ESG. Aproveitamos para apresentar a SmartCRED, empresa especialista em crédito inteligente. Clique para conhecer mais sobre nossos produtos.